Nostalgia, infância dos anos 80/90 (parte I)





Bem meus amigos internautas, vejo hoje que a geração de crianças deste século XXI, em minha opinião, está perdida. A infância hoje só se passa na frente de um monitor ou pior, curtindo bandas coloridas e afeminadas. Faz muito tempo que não vejo crianças jogando bola na rua, atualmente elas só querem jogar em campo sintético (¬¬), até os jogos de videogame não estão mais essas coisas, claro que os gráficos impressionam, tem esse lado positivo claro, mas os jogos dos anos 90 apesar de possuírem uma qualidade gráfica ruim para os dias de hoje, porém, a qualidade diversão realmente era nota 10, aliás, nota 1000! Tenho certeza absoluta que as pessoas que viveram sua infância nos anos 80/90, vão concordar comigo, os jogos eletrônicos destas épocas realmente, divertiam a meninada, os games de hoje diverte sim, mas, não tanto como antigamente, onde tinhamos que passar o dia todo para zerar um jogo ou senão copiar o password, tinha exceções claro como os jogos do Super Mário e a Lenda de Zelda, que mesmo sem memory card, salvava em que estágio você parou. Porém, esse poste, vai matar saudades quem brincou bastante nas décadas de 80/90, começando com os jogos, vou falar alguns dos jogos mais marcantes daquelas épocas:

Games da década de 80:

Space Invaders do Atari 2600:
Space Invaders é um jogo de videogame de arcade desenhado por Tomohiro Nishikado e lançado em 1978. Foi originamente construído pela Taito Corporation e um tempo depois foi licenciado para produção nos EUA pela Midway Games. Space Invaders foi um dos primeiros jogos de tiro com gráfico bidimensional. O objetivo é destruir ondas de naves com um canhão à laser para ganhar o maior número de pontos possível. Para construir o jogo, Nishikado se inspirou na mídia popular, como Guerra dos Mundos e Star Wars.
Apesar de seus controles simples comparados com os jogos de hoje, este jogo ajudou a expandir a indústria de video game para uma indústria mundial. Quando o jogo foi primeiramente lançado, ele fez muito sucesso virando popular.

Donkey Kong do Atari 2600:
Donkey Kong é um gorila, personagem de um video jogo criado em 1981 por Shigeru Miyamoto.
Originalmente vilão de um jogo para arcade de mesmo nome, no qual o jogador deveria salvar a princesa raptada pelo gorila. O jogo foi um enorme sucesso e acabou por dar origem ao famoso mascote da Nintendo, Mario.
Em 1982, a Universal Studios processou a Nintendo por achar Donkey Kong muito parecido com King Kong, sem saber que King Kong já entrara para domínio público. Foi considerado um dos grandes vacilos da história dos video jogos.
Donkey tornou-se herói em Donkey Kong Jr., onde o seu filho vai salvá-lo de Mario (personagem principal no jogo anterior). Em Donkey Kong 3, Kong invade uma estufa e é perseguido pelo seu dono.

Adventure Island do NES:
Hudson's Adventure Island, conhecido como Adventure Island trata-se de um videogame da Nintendo lançado no Japão(onde é conhecido como Takahashi Meijin no Bōken Jima) para Family Computer em 1986 e para MSX no mesmo ano. Nos Estados Unidos, foi lançado em 1988 para o NES e na Europa em 1992, com o nome de Adventure Island Classic.
Foi sucedido pelo Adventure Island 2 em 1991, pelo Adventure Island 3 também em 1992 e pelo Adventure Island 4 em 1994, ambos para NES. O Adventure Island 2 e o Adventure Island 3 também possuem um versão para Game Boy. O Adventure Island 2 possui uma versão para SNES.

Super Mário Bros do NES:
Super Mario Bros. é um jogo eletrônico de videogame lançado pela Nintendo em 1985. Considerado um clássico dos jogos eletrônicos, Super Mario Bros. foi um dos primeiros jogos de plataforma com rolagem lateral, recurso conhecido em inlgês como side-scrolling. O jogo é o mais vendido de toda a história dos videogames (contando – se aí os jogos vendidos junto com os consoles) e foi o principal responsável pelo sucesso inicial do console NES (Famicom, no Japão). O jogo inspirou incontáveis imitações que ajudaram a fixar o estilo de jogos de plataforma. Foi o primeiro sucesso do designer de jogos japonês Shigeru Miyamoto.

Games da década de 90:

Super Mário Bros 3 do Super Nintendo (SNES):
Super Mario Bros. 3 (também conhecido como Mario 3 e SMB3) é o último jogo da lançado pela Nintendo para seu console de 8 bits conhecido como Famicom no Japão e NES no resto do mundo. O jogo foi dirigido por Shigeru Miyamoto, um dos designers de jogos mais famosos do mundo e foi lançado no Japão no dia 23 de outubro de 1988. O lançamento americano só aconteceu quase dois anos mais tarde no dia 12 de fevereiro de 1990.
Super Mario Bros. 3 mostrou tudo que o console da Nintendo podia oferecer - uma trilha sonora afinada, jogabilidade perfeita, gráficos bonitos e cenários bem trabalhados. O resultado foi um grande sucesso comercial. SMB3 vendeu quase 18 milhões de cópias no mundo todo sendo assim o jogo individual (sem ser vendido junto com um console) mais vendido da história dos videogames.

Sonic the Hedgehog do Sega:
Sonic the Hedgehog é um jogo eletrônico criado pela Sega em 23 de junho de 1991 para o Mega Drive, e lançou a carreira do ouriço Sonic. O jogo realmente alavancou o Mega Drive na América do Norte (onde o console é conhecido por Genesis), e substituiu Altered Beast acompanhando o console.
Em Dezembro de 1991 foi lançada uma conversão em 8-bits para o Game Gear(console portátil da Sega) e Master System (que fazia sucesso no Brasil e na Europa).

Super Metroid do SNES:
Super Metroid conhecido também por Metroid 3, é o terceiro jogo da série Metroid, lançado em 1994 para o Super Nintendo. Fora desenvolvido para a Nintendo pela sua subsidiária, RD&1.
O jogo é do estilo plataforma, com elementos de ação e aventura. Nele, você controla a heroína Samus Aran, que vai até um planeta recuperar um Metroid roubado pelos Piratas do Espaço. Durante sua aventura, Samus encontrará aperfeiçoamentos para sua armadura ao mesmo tempo em que procura os chefes e seu objetivo final, o Metroid.
O jogo foi o primeiro a conter 24 Megabits no cartucho de Super Nintendo, o que foi um avanço na época, com gráficos mais apurados e som de ótima qualidade.
Este jogo foi uma evolução em relação ao primeiro jogo, tanto em termos gráficos como de jogabilidade.
Em 12 de Outubro de 2007, a Nintendo europeia disponibiliza o download do game no canal Virtual Console da Nintendo Wii, enquanto na América o mesmo já estava disponível a partir de 20 de agosto.

Super Mário 64 do Nintendo 64 (para mim o melhor console que já existiu):
Super Mario 64 foi um dos primeiros jogos do Nintendo 64 e o carro-chefe do console, impulsionando a venda do videogame. Foi lançado primeiramente no Japão em 23 de Junho de 1996, depois chegou aos Estados Unidos em 29 de Setembro do mesmo ano e à Europa no dia primeiro de Março de 1997. Foi o primeiro jogo desenvolvido em três dimensões da série Mario e, apesar de não ser o primeiro jogo em 3D da história, Super Mario 64 revolucionou o gênero, da mesma forma que Super Mario Bros. ditou a regra para os jogos de plataforma em duas dimensões.
Na mudança dos gráficos em 2D para 3D, Super Mario 64 substituiu os clássicos obstáculos lineares pelos vastos mundos tridimensionais onde o objetivo era coletar alguns itens especiais — neste caso, estrelas — que eram ganhas depois de se explorar a fase ou cumprir tarefas especiais. A grande façanha do novo jogo desenvolvido pelos técnicos da Nintendo foi preservar o aspecto dos antigos jogos do Mario, incluindo muito da jogabilidade anterior juntamente com os excelentes gráficos e vastos mundos a serem explorados. O jogo é aclamado como um marco na história, sendo considerado por muitos jogadores como um dos melhores jogos de todos os tempos.

The Legend of Zelda, Ocarina of Time do N64:
The Legend of Zelda: Ocarina of Time é o quinto jogo da série The Legend of Zelda, desenvolvido pela Nintendo e lançado em 1998 para o Nintendo 64. Foi o primeiro jogo da franquia totalmente em 3D e obteve ótima aceitação do público. Vendeu cerca de 8.6 milhões de cópias (5 milhões apenas nos cinco primeiros meses), sendo considerado um dos melhores jogos de todos os tempos.
Em 2003 o jogo foi relançado para o Nintendo GameCube na forma de um disco-bônus. O disco também incluia uma versão aprimorada, intitulada The Legend of Zelda: Ocarina of Time Master Quest, originalmente planejada para o periférico Nintendo 64DD.

Fim da primeira parte meus amigos que visitam o Toupeira Violenta, claro que houve muito mais jogos marcantes nessa época como Mortal Kombat, Street Fighter, King of Fighter, Fatal Fury, Metal Slug e etc. Porém, se eu colocasse todos aqui, seria um livro e não uma postagem rsrsrsrsrsrs

Parte II logo em breve, sobre os velhos tempos de Rede Manchete.


0 com.:

Postar um comentário

Não deixe de postar um comentário!!